Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evaluación de los comportamientos de cuidado otorgados a partir de la percepción del profesional de enfermería / Evaluation of the Care Behaviors Granted from the Perception of the Nursing Professional / Avaliação dos comportamentos de cuidado concedidos a partir da percepção do profissional de enfermagem

Arango Ossa, Mauricio Andrés; Henao López, Claudia Patricia; Rivera Gallego, Luis Mauricio; Piedrahita Maya, Juliana; Agudelo Gómez, Andrea.
Investig. enferm ; 23(1): [3 tab], 2021.
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-1377932

Introdução:

os prossionais de enfermagem são os cuidadores que prestam a maior parte dos cuidados diretos recebidos pelospacientes. Compreender o que os pacientes percebem como comportamentos de cuidado é essencial para adequar as intervenções de enfermagem de forma a atender às necessidades do paciente.

Objetivo:

descrever a percepção dos comportamentos assistenciais de enfermagem que os profissionais da área têm em uma clínica de alta complexidade na cidade de Medellín (Colômbia).

Método:

estudo descritivo, transversal. Foram incluídos 81 profissionais de enfermagem que atuavam na instituição em 2018. Foi utilizado um instrumento que mede a percepção do cuidado prestado pelo profissional, nomeado avaliação dos comportamentos de cuidado de enfermagem (ACCOE).

Resultados:

dos 81 profissionais de enfermagem que participaram do estudo, a percepção do cuidado prestado pela enfermagem teve uma avaliação global de 89,4%. Na relação dos escores médios obtidos em cada subescala, foram observadas médias superiores para suporte / proteção / meio ambiente com 92,3%, atendimento às necessidades humanas com 92,0%, humanismo / -esperança / sensibilidade com 91,8% e médias inferiores nas forças existenciais / fenomenológicas /espirituais com 88,6% ajuda / confiança com 86,5%, expressão de sentimentos positivos / negativos com 85,5% e ensino /aprendizagem com 84,7%.

Conclusão:

os profissionais percebem os comportamentos de cuidado de forma positiva. Foi possível estabelecer aspectos como ajudar o paciente a traçar metas para sua saúde, planejar como alcançá-las e não abandoná-lo ou ir embora quando está triste. Os achados permitem nortear comportamentos de cuidado para adequar as intervenções de enfermagem e atender às necessidades do paciente
Biblioteca responsável: CO185.1