Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adesão dos enfermeiros à prática segura na manipulação do cateter venoso periférico: Uma scoping review / Nurses adherence to safe practice in handling PVC: A scoping review

Rodrigues, Ana Isabel Moreira.
Porto; s.n; 20220216. il., tab..
Tese em Português | BDENF | ID: biblio-1379650

INTRODUÇÃO:

As infeções associadas a cuidados de saúde contribuem para um aumento da morbilidade e mortalidade dos clientes. O Enfermeiro tem como função a identificação atempada de complicações. Uma dessas complicações é a infeção, que pode ser desencadeada por diversas intervenções, nomeadamente a introdução e manutenção do cateter venoso periférico (CVP), da qual o enfermeiro é responsável. Para assegurar a adesão dos enfermeiros às boas práticas no manuseamento do CVP, é essencial a existência de normas e a atualização profissional por via da formação. O estudo está integrado no projeto de investigação "Controlo das Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde" do grupo NursID do CINTESIS.

OBJETIVOS:

Examinar e ampliar o conhecimento sobre as intervenções educacionais ou formativas promotoras da adesão dos enfermeiros à prática segura na manipulação do CVP.

METODOLOGIA:

Foi criado um protocolo de scoping review sustentado na metodologia de Joanna Briggs Institute que obedece aos critérios de elegibilidade com base na População (enfermeiros), Conceito (adesão à prática segura na manipulação do CVP) e Contexto (hospital). Foi construída a frase booleana de acordo com a base de pesquisa e descritores indexados. Posteriormente realizou-se a pesquisa nas bases de dados e literatura cinzenta, seguindo-se a seleção de artigos, realizada por dois investigadores independentes e por um terceiro, nas situações de falta de consenso.

RESULTADOS:

Após pesquisa obteve-se um total de 637 documentos, que após triagem de duplicados foram reduzidos para 440. Destes artigos, após análise de título e resumo e posterior leitura integral, obtiveram-se nove documentos. Os artigos selecionados apresentaram-nos, cada um, um programa constituído por intervenções promotoras de adesão a uma prática segura no manuseamento do CVP, resultando todos eles numa melhoria de práticas de enfermagem e/ou na redução de infeção relacionada com o dispositivo. As intervenções transversais a todos os estudos selecionados cingiam-se a quatro grandes grupos Educação/ Formação; Treino; Feedback; Avaliação/ Auditorias. Sendo estas a base para um programa de sucesso na promoção da adesão.

CONCLUSÃO:

Com a presente scoping review foi possível evidenciar as principais intervenções promotoras de adesão à prática segura na manipulação do CVP, ou seja, foi possível alcançar o objetivo proposto. O que permite um contributo na ampliação do conhecimento sobre a temática e ainda uma possível melhoria da segurança nos cuidados ao CVP. No entanto, trata-se de um tema que carece de mais evidência, pois a atenção está mais direcionada para o CVC, negligenciando-se a infeção decorrente do CVP.
Biblioteca responsável: PT51.1
Localização: PT51.1