Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A produção científica na revista Distúrbios da Comunicação entre 2016 e 2020 / Scientific production in the journal Distúrbios da Comunicação between 2016 and 2020 / Producción científica en la Revista Distúrbios da Comunicação entre 2016 y 2020

Ferreira, Léslie Piccolotto; Trenche, Cecília Bonini; Bittencourt, Maria Fernanda Prado; Araujo, André Luiz Lopes de; Ferreira, Paula Damiana Marcondes; Bonfim, Maria Madalena Ferreira do; Silva, Rosy Neves da; Puppo, Altair Cadrobbi.
Distúrb. comun ; 34(2): e55596, jun. 2022. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1396643
Introdução: Discussões sobre a produção da ciência, em especial sobre a produtividade científica, contribuem para o planejamento e aperfeiçoamento da pesquisa e formação. Objetivo: Analisar a publicação de artigos originais da Revista Distúrbios da Comunicação no período de 2016-2020, comparando com resultados de pesquisa anterior. Método: Pesquisa documental, realizada por meio de estudo bibliométrico de artigos a partir da coleta dos seguintes dados: volume e número da revista, título, resumo, instituição de origem dos autores, com respectivo registro da região geográfica do primeiro autor, descritores, áreas temáticas, tipo de estudo, número de centros de pesquisa, e tamanho e faixa etária da amostra. A análise dos dados foi descritiva, numérica e percentual. Resultados: Foram analisados 258 artigos originais e os assuntos mais frequentes envolviam a temática de Audição e equilíbrio (80;31,1%), seguida de Linguagem (73;28,3%); tipo de estudo observacional (199;77,1%), realizados em um único centro (254; 98,4%), com tamanho médio de amostra de 74,3 sujeitos, na faixa etária prevalente de 19 a 59 anos (119;46,1%). Conclusão: Como áreas basilares da Fonoaudiologia, Audição e Equilíbrio e Linguagem são as áreas com mais pesquisas. O aumento de pesquisas, nas áreas de Disfagia e Saúde Coletiva aponta para o importante movimento de consolidação de campos mais recentemente constituídos. Constata-se a necessidade de Programas de Pós-Graduação e centros de pesquisa promoverem ações estratégicas que potencializem pesquisas multicêntricas e ampliem o desenvolvimento de estudos de intervenção. Recomenda-se atenção especial para a escolha de descritores para facilitar o acesso e produzir consequentemente maior impacto para a pesquisa e para a área.
Biblioteca responsável: BR195.3