Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação de estrutura da assistência pré-natal para prevenção e controle da sífilis congênita / Evaluation of the structure of prenatal care for the prevention and control of congenital syphilis / Evaluación de la estructura de la atención prenatal para la prevención y el control de la sífilis congénita

Mesquita, Anna Larissa Moraes; Silva, Maria Adelane Monteiro da; Ferreira, Verena Emmanuelle Soares; Almeida, Rosa Lívia Freitas de; Sousa, Ana Jessyca Campos; Linhares, Maria Socorro Carneiro.
Rev. baiana saúde pública ; 46(3): 85-96, 20220930.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1417626
O objetivo deste estudo é avaliar a estrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para prevenção e controle da sífilis congênita durante a assistência pré-natal. Para tanto, foi feita uma pesquisa avaliativa, realizada entre agosto de 2016 e abril de 2018 em uma Coordenadoria Regional de Saúde do Ceará. A amostra foi composta por 102 UBS e, para coleta de dados, realizou-se observação direta e aplicação de checklist. A análise de dados foi feita a partir da estatística descritiva e pela correlação de Spearman, e o estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética, sob protocolo nº 1.633.568. Verificou-se que apoio laboratorial, medicamentos, recursos materiais e sistema de referência apresentaram correlação relevante e positiva com a taxa de sífilis congênita. Estrutura física e sistema de registro indicou correlação negativa muito baixa, embora estatisticamente significante. Conclui-se que a recrudescência da sífilis continua sendo um problema de saúde pública. Avaliações de estrutura, como esta, servem como subsídio para construção de ações que visem a prevenção e o controle da sífilis congênita.
Biblioteca responsável: BR15.1