Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Repercussions of the COVID-19 pandemic for people with autism and their family members: A scoping review / Repercussões da pandemia da COVID-19 para pessoas com autismo e aos seus familiares: revisão de escopo / Repercusiones de la pandemia de COVID-19 para las personas con autismo y sus familias: revisión de alcance

Teixeira, Olga Feitosa Braga; Xavier, Samyra Paula Lustoza; Félix, Nuno Damácio de Carvalho; Silva, José Wagner Martins da; Abreu, Rogéria Mônica Seixas Xavier de; Miranda, Karla Corrêa Lima.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 30: e3729, 2022. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1424029
Resumo

Objetivo:

mapear as evidências científicas disponíveis sobre as repercussões da pandemia da COVID-19 para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares.

Método:

revisão de escopo realizada nas bases de dados MEDLINE, CINAHL, SciELO, SCOPUS, EMBASE, Wiley Online Library, nos meses de agosto/setembro de 2021. O protocolo desta revisão foi registrado em Open Science Framework sob o DOI 10.17605/OSF.IO/JYTVD. Os dados foram analisados e sintetizados de forma narrativa.

Resultados:

46 publicações identificadas sinalizam que o período pandêmico trouxe inúmeras repercussões para a população com autismo e seus familiares ao vivenciarem sérias dificuldades nas mudanças ou irregularidades das rotinas programadas; limitação no acesso à educação, às terapias e apoio social.

Conclusão:

as evidências sugerem que a pandemia da COVID-19 exacerbou as desigualdades já vivenciadas por pessoas com autismo e seus familiares, com consequências negativas nos aspectos emocionais, psicológicos, comportamentais e sociais, interferindo na qualidade de vida e saúde mental desta população. Estudos futuros sobre indivíduos com autismo e suas famílias durante períodos de crise de saúde coletiva são de fundamental importância para o planejamento de intervenções psiquiátricas, psicossociais e educacionais.
Biblioteca responsável: BR26.1