Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desfiliação social, gestão de riscos e produção de subjetividades / Social disaffiliation, risk management and production of subjectivities / Desafiliación social, gestión de riesgos y producción de subjetividades

Lemos, Flávia Cristina Silveira; Franco, Ana Carolina Farias.
Artigo em Espanhol, Português | LILACS | ID: biblio-1428054

INTRODUÇÃO:

Este artigo visa pensar, em um ensaio temático, as práticas de gestão dos riscos, especificamente no que tange corpos de grupos sociais desfiliados por processos de exclusão e até mesmo de inclusão pelo lugar de estigma como posição de sujeito.

OBJETIVOS:

O texto aborda a construção de uma segurança racista que se difunde em nome da defesa social e da proteção como controle regular, na articulação das leis com as normas no chamado Estado Democrático de Direito.

MÉTODOS:

Trata-se de uma discussão histórica, genealógica e baseada na psicologia social. DISCUSSÃO As encomendas por segurança e ampliação das punições na sociedade atual trazem uma esfera de racismo e preconceito de classe que se ancora na lógica penal associada à generalização da sociedade punitiva.

CONCLUSÕES:

Por fim, analisa-se como a subjetividade marcada pelo medo e insegurança é expandida com a incidência das práticas de vigilância e de segurança no neoliberalismo em nome da defesa social.
Biblioteca responsável: BR333.2