Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Depression Screening in a population-based study: Brazilian National Health Survey 2019 / Rastreamento de sintomas depressivos em um estudo de base populacional: Pesquisa Nacional de Saúde 2019

Melo, Ana Paula Souto; Bonadiman, Cecília Silva Costa; Andrade, Fabiana Martins de; Pinheiro, Pedro Cisalpino; Malta, Deborah Carvalho.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 28(4): 1163-1174, abr. 2023. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1430169
Resumo Este estudo avaliou a prevalência de triagem positiva para depressão no Brasil e seus fatores associados. Utilizou-se dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2019 (PNS), um inquérito de base populacional com 88.531 adultos. Para avaliar os sintomas depressivos utilizou-se o Patient Health Questionnaire (PHQ-9) com dois métodos de pontuação o algoritmo e o ponto de corte ≥10. As variáveis incluíram características sociodemográficas. Utilizou-se a regressão de Poisson para obter razões de prevalência, com intervalo de confiança de 95% (IC95%). A triagem positiva para depressão foi de 10,8% (IC95% 10,4-11,0), no ponto de corte ≥10 e 5,7% (IC95% 5,4-6,0) para o algoritmo. Houve diferenças significativas na prevalência entre alguns estados brasileiros. Análises multivariadas mostraram que ser do sexo feminino, negro, ter menos de 70 anos, ter baixa escolaridade, ser solteiro e residir em área urbana estiveram independentemente associados a sintomas depressivos. A maior associação foi encontrada nos estados de Sergipe, Goiás, Piauí, Espírito Santo, São Paulo, Alagoas e a menor no Pará, Mato Grosso e Maranhão. A prevalência de triagem positiva para depressão no Brasil tem aumentado nos últimos anos. É necessário mais investimento em saúde mental e pesquisas como a PNS devem ser feitas continuamente.
Biblioteca responsável: BR1.1