Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O papel do psicólogo frente a situações de desastres / The psychologist's role in disaster situations / El papel del psicólogo en situaciones de desastre

Silva, Beatriz Gois de Araujo da; Silva, Isabella Rodrigues da; Baruf, Luan Flávia.
Artigo em Espanhol, Português | LILACS | ID: biblio-1438259

INTRODUÇÃO:

Os desastres são considerados eventos vitimadores que provocam danos psíquicos e sofrimento às pessoas atingidas e esses casos exigem que os psicólogos estejam cada vez mais preparados para atuar nessas circunstâncias.

OBJETIVO:

investigar a atuação do psicólogo frente a situações de desastres. A pesquisa se configurou como qualitativa com delineamento de pesquisa de campo.

METODOLOGIA:

Foram participantes cinco psicólogas com especializações na área de desastres e emergências. O instrumento utilizado para atingir os objetivos da pesquisa foi um roteiro de entrevista semiestruturado composto por sete perguntas semiabertas. As entrevistas foram gravadas em áudio, transcritas na íntegra e analisadas por meio da análise de conteúdo.

RESULTADOS:

De acordo com os temas abordados pelas participantes, a atuação do psicólogo em desastres é dividida em pré-desastre, durante o desastre e pós-desastre, o que dependerá do tipo de evento e condições apresentadas; as vítimas devem receber apoio integral, buscando minimizar os danos gerados pela tragédia. Ressalta-se que não é necessária uma atuação apenas depois que o desastre já ocorreu, mas há, além disso, toda uma preparação no prédesastre em locais que possuem maior propensão ao acontecimento destes eventos.

CONCLUSÃO:

O trabalho do profissional da Psicologia no campo dos desastres é de extrema importância para as vítimas, os parentes das vítimas, a comunidade como um todo e até para os profissionais envolvidos, podendo reduzir o estresse agudo, que é gerado a partir da experiência traumática, priorizando que o sujeito recupere sua capacidade cognitiva de agir e sentir a situação.
Biblioteca responsável: BR333.2