Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estresse Percebido e Autocuidado entre Pessoas com Diabetes e Doenças Cardiovasculares / Perceived Stress and Self-care Among Diabetes Patients with Cardiovascular Diseases

Frassatto, Danielli Cristina Andrade; Bertolin, Daniela Comelis; Ribeiro, Rita de Cassia Helú Mendonça; Cesarino, Claudia Bernardi; Oliveira, Graziella Allana Serra Alves de; André, Júlio Cesar.
Mundo saúde (Impr.) ; 45: e0922020, 2021-00-00.
Artigo em Inglês, Português | LILACS-Express | ID: biblio-1511166
O Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) corresponde de 90 a 95% de todos os casos e apresenta etiologia multifatorial, envolvendo herança genética e fatores ambientais como: alimentação, sedentarismo, obesidade e idade avançada. Portadores de DM2 necessitam de cuidados específicos, autocuidado contínuo e controle do estresse percebido. Busca-se identificar o estresse percebido e o autocuidado de pacientes, quanto às variáveis sociodemográficas, clínicas e hábitos de vida, associar as variáveis de interesse com atividades de autocuidado. Realizou-se estudo transversal, prospectivo, quantitativo, para conhecer o estresse percebido e autocuidado de portadores DM2, internados em um Hospital Cardiovascular de São José do Rio Preto/SP, por meio de dois questionários e uma escala. Verificou-se que a maioria dos pacientes era idosa, cardiopata, hipertensa, não praticava atividade física, não seguia dieta, entre outros aspectos. O nível de estresse percebido representou escore médio de 26,4 pontos, ou seja, menos da metade do valor total, sugerindo uma baixa percepção de estresse na amostra. Em relação ao domínio do autocuidado, identificou-se que, em geral, era baixo, pois os pacientes não realizavam o autocuidado em, pelo menos, seis dias da semana. Os únicos domínios realizados foram: alimentação específica em média 5,2 dias da semana e uso de medicação em média 4,7 dias da semana. Conclui-se que o presente estudo oferece informações para planejamento do tratamento de portadores de DM2, obtenção do melhor controle glicêmico, sugerindo intervenções educativas ou metodologias e promovendo melhora da adesão aos comportamentos de autocuidado e redução do estresse que influenciam os resultados em saúde desses pacientes.
Biblioteca responsável: BR839