Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cirurgia plástica estética em mulheres e autoestima: um estudo qualitativo / Aesthetic plastic surgery in women and self-esteem: a qualitative study / Cirugía estética en la mujer y autoestima: un estudio cualitativo

de Aguiar, Karoline Giele Martins; de Sousa, Josiane Araújo.
Rev. Psicol., Divers. Saúde ; 12(1)fev. 2023. ilus
Artigo em Espanhol, Português | LILACS | ID: biblio-1523546

INTRODUÇÃO:

Atualmente a cirurgia plástica tornou-se uma alternativa para as mulheres conquistarem a beleza ideal. As mudanças corporais objetivam alterar ou melhorar a autoestima, eliminando aquilo que é indesejável ou que não é socialmente aceito. Sendo o ideal de beleza atravessado pela mídia e cultuado pela sociedade, explorar a percepção da cirurgia plástica na autoestima de mulheres pode auxiliar a compreensão do número expressivo de mulheres submetidas aos procedimentos estéticos.

OBJETIVO:

Analisar a percepção de autoestima no pré e pós-operatório de mulheres submetidas a cirurgia plástica estética.

MÉTODO:

Trata-se de um estudo transversal, qualitativo e exploratório, com 10 mulheres no ano de 2022; a coleta ocorreu em duas etapas, pré e pós cirurgia, nas duas etapas utilizou-se entrevista semiaberta e a escala de Autoestima de Rosenberg (1965), a análise dos dados foi a partir da análise de conteúdo de Bardin (2011).

RESULTADOS:

Apontam não haver evidências de conteúdo de baixa autoestima no pré e pós ­ cirúrgico, e sim, na melhora da autoestima, sugerindo a ligação entre procedimento cirúrgico estético e a autoexigência aos padrões socioculturais de beleza, sendo o procedimento cirúrgico recurso rápido, eficiente e de fácil acesso, proporcionando como consequência secundária melhora na qualidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS A cirurgia plástica promove a melhora na percepção da autoestima, porém não foi o fator determinante para a submissão ao procedimento cirúrgico das participantes, apontando assim, para a necessidade de estudos sobre outros fatores que motivam a submissão em procedimentos estéticos, como as mídias sociais.
Biblioteca responsável: BR333.2