Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidados à criança indígena Tembé no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento: um estudo de reflexão / Cuidado al niño indígena Tembé en el seguimiento del crecimiento y desarrollo: un estudio de reflexión / Care for the indigenous Tembé child in the monitoring of growth and development: a reflection study

Tembé, Bruna Reis de Souza; Sacuena, Eliene Rodrigues Putira; Lima, Nyvia Cristina dos Santos; Mesquita, Deisiane da Silva; Parente, Andressa Tavares; Castro, Nádile Juliane Costa de.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 27: e20220422, 2023.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1528611
Resumo Objetivo refletir sobre os cuidados de saúde em relação à criança indígena da etnia Tembé, para acompanhamento do seu crescimento e do seu desenvolvimento. Método estudo teórico-reflexivo, baseado nas experiências dos autores e ancorado na literatura sobre a cultura Tembé e na atenção à saúde de povos indígenas. Resultados estudos sobre etnia e sobre cultura são pontos de partida para produzir apontamentos sobre cuidados técnicos em relação à criança, a partir dos já realizados pelas mulheres Tembé. O cuidado fundamentado em questões étnicas sinaliza uma dinâmica cultural e é colocado, nas políticas de saúde e em seus processos, como primordial para direcionar instrumentos, tecnologias e ações de equipes multidisciplinares, sendo pertinente a participação de indígenas e/ou de profissionais de saúde indígenas no seu desenvolvimento. Conclusões e Implicações para a prática a equidade na atenção à saúde da criança indígena Tembé requer o desenvolvimento de procedimentos e aparelhos específicos, que considerem as particularidades, seu bem viver e sua cosmologia. Há necessidade de aproximação, aprofundamento e respeito à especificidade desta etnia. Ao ponderar sobre o cuidado à saúde da criança Tembé, é possível compreender divergências e convergências de conteúdo dos manuais do Ministério da Saúde.
Biblioteca responsável: BR442.1