Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Lean methodology implementation in the emergency department of a university hospital: management and sustainable development / Implantación de la metodología lean en el servicio de urgencias de un hospital universitario: gestión y desarrollo sostenible / Implementação da metodologia lean na emergência de um hospital universitário: gestão e desenvolvimento sustentável

Rocha, Cristiano Rossa da; Rempel, Claudete; Santana, João Carlos Batista; Ferranti, Eliziane; Inchauspe, Juciane Aparecida Furlan; Santos, Suimara dos; Chassot, Maicon Daniel; Santarém, Michelle Dornelles.
Texto & contexto enferm ; 32: e20230122, 2023. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1530539
RESUMO

Objetivo:

Descrever a implementação da Metodologia Lean em um serviço de emergência, e a contribuição para uma gestão sustentável e de qualidade.

Método:

Trata-se de estudo metodológico, realizado entre outubro de 2018 a janeiro de 2022, no serviço de emergência adulto de um hospital público universitário no Sul do Brasil, com análise de resultados antes e após a implementação da Metodologia Lean. O estudo seguiu o modelo e as normas adotadas pelo Standards for Quality Improvement Reporting Excellence 2.0 (SQUIRE) para a descrição dos padrões dos ciclos de melhoria.

Resultados:

Com a implementação desta metodologia, foram desenvolvidas ações, como inovações nas rotinas de trabalho, tanto assistenciais como gerenciais, mudanças no acolhimento com classificação de risco, construção de unidades para atendimento e alocação de pacientes, reuniões diárias interdisciplinares (huddle), plano de contingência pleno, rotinas de altas hospitalares, transferências externas, mudança no processo de comunicação com usuários e profissionais, dentre outras ações.

Conclusão:

A utilização da Metodologia Lean resultou na diminuição da lotação e com isto pode-se otimizar recursos de saúde e assegurar práticas assistenciais e gerenciais de qualidade. Acredita-se que esta diminuição seja a comprovação de uma gestão sustentável em serviços de saúde e colabora para a redução de desigualdades socioeconômicas.
Biblioteca responsável: BR1.1