Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Contribuições da socialização e das políticas públicas para a promoção do envelhecimento saudável: uma revisão de literatura / Contributions of socialization and public policies to the promotion of healthy aging: a literature review / Contribuciones de la socialización y de las políticas públicas para la promoción del envejecimiento saludable: una revisión de literatura

Pereira, Mayane Carneiro Alves; Santos, Lúcia de Fátima da Silva; Moura, Thais Norberta Bezerra de; Pereira, Layane Carneiro Alves; Landim, Maurício Batista Paes.
Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) ; 29(1): 124-131, jan.-mar.2016. Ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-827414

OBJETIVO:

Analisar a contribuição dos grupos de convivência e políticas públicas na promoção do envelhecimento saudável.

MÉTODOS:

Trata-se de uma revisão de literatura realizada por meio de um levantamento bibliográfico, a partir de bancos e bases de dados disponíveis na internet, a exemplo da Biblioteca Virtual em Saúde, Scientific Electronic Library Online e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, além de documentos oficiais, de âmbito nacional, que abordem o envelhecimento saudável a partir das políticas públicas e da socialização do idoso em grupos de convivência.

RESULTADOS:

Inicialmente, foram encontrados 27 artigos; destes, 9 contemplaram os critérios de inclusão e exclusão supracitados. Com relação aos documentos oficiais, foram encontrados 12; destes, 10 se relacionavam com a proposta principal do estudo. Os resultados encontrados apontaram que os idosos participantes dos grupos de convivência e de atividade física são constituídos, em sua maioria, por idosos do sexo feminino e aposentados; além disso, a maioria apresenta menos sintomas depressivos, maior satisfação com a vida e melhor condição física.

CONCLUSÃO:

Os grupos de convivência e de atividade física são reconhecidos como importantes espaços de interação social e socialização das emoções. Observou-se que diversas políticas públicas direcionadas à promoção do envelhecimento saudável são adotadas na realidade brasileira; com isso, foi possível notar a efetivação, nesses grupos, de medidas propostas nos documentos oficiais
Biblioteca responsável: BR6.1