Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Determinantes sociales del fenómeno de habitabilidad de calle en Bogotá D.C. Una aproximación desde la salud urbana / Social determinants of health in the phenomenon of homelessness in Bogota D.C. An urban health approach / Determinantes sociais do fenômeno de habitabilidade da rua em Bogotá D.C. Uma aproximação desde a saúde urbana

Daza, LA.
Med. U.P.B ; 36(1): 51-58, ene.-jun. 2017.
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL | ID: biblio-837130

Objetivo:

pouco se há escrito desde uma perspectiva ampla sobre o fenômeno de habitante de rua, por isto este estudo pretende descrever as condições materiais da vida associadas com o fenômeno.

Metodologia:

observação participante e desenvolvimento de entrevistas semiestruturadas a quatro habitantes de rua selecionados a partir de uma amostragem por conveniência. Gravação de áudio, transcrição das condições associadas e sistematização no software AtlasTi.

Resultados:

se identificaram três determinantes intermédios e dois estruturais, a partir dos quais se conceitua sobre os elementos teóricos básicos para incluir numa política pública de proteção e gestão do risco associada com dito fenômeno. Se discute o impacto conquistado até o momento em políticas públicas de proteção social em Bogotá e seus objetivos futuros.

Conclusões:

Embora o fenômeno de habitante de rua seja complexo e multideterminado, os elementos teóricos e metodológicos da determinação social da saúde, e da saúde urbana, são promissórios na busca de intervenções e de estratégias de prevenção.
Biblioteca responsável: CO101
Localização: CO101