Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atlas culinário da literatura brasileira: alimentação e cultura / Culinary atlas of brazilian literature: food and culture

Medeiros, Michelle; Chaves, Viviany Moura; Lima, Clébio dos Santos; Pereira, Helena Cristina Moura; Dantas, Rebekka Fernandes.
Rev. Ciênc. Plur ; 2(3): 72-81, 2016. mapas
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-848896

Introdução:

Acredita-se que pensar a alimentação e seu aspecto cultural no território brasileiro, como salienta a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, possa ser uma tarefa apoiada pela literatura. Pensar na literatura a partir do geoespaço pode fornecer uma reflexão sobre a alimentação no território brasileiro.

Objetivo:

Analisar a relação entre território e alimentação em obras da Literatura brasileira.

Métodos:

A metodologia foi elaborada em três fases (1) explorar as obras para ordená-las no mapa; (2) sintetizar essa literatura em cada mancha; e, (3) produzir uma reflexão sobre o que essa literatura expressa com relação a alimentação no território brasileiro.

Resultados:

Foram mapeados um total de 28 autores. Desses, conseguiu-se identificar 47 obras de interesse. Elencam-se, a partir delas, características para cada uma das manchas propostas a priori (1) na culinária da "Costa" litorânea uma tendência à abertura para inovação, influências que chegavam via mar, sendo também fortemente marcada injustiças, geradas por séculos pelos latifúndios da monocultura; (2) na culinária do "Recôncavo baiano" um protagonismo de enfrentamentos culturais históricos, bem como da fome, fruto desta intensa cultura de subjugação e dominação; (3) na culinária "Caipira" a expressão de uma geoculinária indoors dos comedores familiares, com seus conflitos protagonizados em cena; (4) na culinária "Amazônica" o remanescente do homem que com a natureza coabita e dela extrai seu meio de vida, utilizando-a integralmente; (5) na culinária "Meridional", representada por uma longa faixa de terra, com expressões intensamente heterogêneas, da fome à abundância.

Conclusão:

Percebeu-se que sete manchas expressariam melhor o componente cultural alimentar no território, o quanto os autores expressam de seu território em suas produções artísticas, o que levanta o tópico das cartografias imaginárias e/ou heterotopias. Além disso, fala-se de uma geoculinária literária que pode auxiliar na tarefa de promover alimentação adequada e saudável (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1