Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Auto-organização e autonomia: princípios básicos na caracterização de saúde mental / Self-organization and autonomy: basic principles in the characterization of mental health

Faria, Daniel Luporini de.
Rev. Ciênc. Plur ; 3(2): 73-86, 2017.
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-876526

Introdução:

Se na tradição ocidental vigora a abordagem mecanicista, de inspiração cartesiana, onde a doença é isolada analiticamente e tratada, na tradição oriental a relação saúde-doença é, há milênios, concebida como uma desarmonia biopsicossocial de um indivíduo inserido num meio e dotado de rica subjetividade. Em documento de 2001, a Organização Mundial de Saúde faz menção a uma abordagem médica sistêmica, integrada, tal qual os chineses praticam há muito tempo. Pensando nessa mudança de paradigma, entendemos haver, em nossa cultura, certa carência de ferramentas epistemológicas capazes de lidar com essa complexidade.

Objetivo:

Contrapor as perspectivas orientais (chinesa, em particular) no trato com a saúde (a mental, em específico), com a tradição ocidental de práticas médicas.

Método:

Estudo de abordagem qualitativa mediante revisão bibliográfica e análise interpretativa, estabelecendo-se comparação entre os dois tipos de prática médicas.

Resultados:

Nesse sentido, foram explorados os princípios da teoria da auto-organização, sugerindo que tal abordagem epistemológica poderia ser de extrema valia no que concerne à elaboração de um novo olhar sobre as relações médico/paciente e saúde/doença (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1