Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vamos conversar?: histórias de jovens sobre o uso de bebidas alcoólicas nas comunidades quilombolas / Let's talk?: stories of young people about the use of alcoholic beverages in quilombola communities / Vamos a hablar?: historias de los jóvenes sobre el uso de alcohol en las comunidades quilombolas

Silva, Roseane Amorim da; Menezes, Jaileila de Araújo; Souza, Leyllyanne Bezerra de; Silva, Jéssica do Nascimento; Moura, Renata Paula dos Santos; Gaia, Stellamary Brandão Rodrigues.
Pesqui. prát. psicossociais ; 12(2): 263-279, ago. 2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-895270
Este artigo faz parte da devolutiva dos resultados de uma pesquisa realizada em 2013, em duas comunidades quilombolas, localizadas em Garanhuns/PE. A pesquisa é qualitativa e buscou investigar os significados do uso de álcool entre os(as) jovens, considerando a perspectiva da interseccionalidade. A devolutiva foi constituída por duas etapas na primeira entramos em contato com os(as) jovens participantes da pesquisa e combinamos a devolutiva. Em seguida, realizamos uma oficina e discutimos os resultados da pesquisa abordando de modo interseccional as questões de gênero, classe social e raça/etnia em relação ao consumo de álcool por jovens das comunidades. os(as) participantes foram bem receptivos aos resultados da pesquisa, apresentados em formato de pequenas histórias, e destacaram as diversas formas de violência contra as mulheres nas comunidades; o uso de bebidas alcoólicas relacionado à ausência de equipamentos de lazer; e o preconceito sofrido por serem negros(as) e/ou quilombolas, o que ganha relevo quando circulam nos espaços urbanos da cidade, em geral, e no contexto escolar, em especial. Essas questões chamam atenção para que pesquisas e intervenções sejam realizadas nas comunidades, no intuito de contribuir para o enfrentamento das diversas desigualdades sociais que historicamente têm marcado a vida da população quilombola.
Biblioteca responsável: BR378.1