Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fundação Centro de Controle de Oncologia: uma Abordagem da História da Política de Controle do Câncer no Amazonas / Foundation Center of Oncology Control: an Approach to the History of Cancer Control Policy in the Amazon Fundación / Centro de Control de Oncología: un Enfoque de la Historia de la Política de Control del Cáncer en el Amazonas

Nicida, Lucia Regina de Azevedo; Schweickardt, Júlio Cesar.
Rev. bras. cancerol ; 63(3): 189-197, Abr./Jun. 2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-906042

Introdução:

O texto procura refletir sobre a trajetória da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon), entre os anos de 1974 e 2006, e mais especificamente sobre sua atuação no controle do câncer no Amazonas.

Objetivo:

Elaborar uma análise histórica das políticas públicas referentes ao câncer no Estado do Amazonas, tendo como referência a FCecon, buscando compreender a inter-relação das políticas públicas de saúde estadual e nacional.

Método:

Trata-se de um estudo qualitativo, a partir da análise crítica e cruzamento dos dados obtidos em fontes primárias e secundárias ­ documentos escritos e entrevistas semiestruturadas sobre a temática no Amazonas.

Resultados:

Foram identificadas três fases nessa trajetória histórica da FCecon uma em que o contexto vivido pela política local estava associado à criação de políticas públicas pelo governo federal, o que propiciou a criação do Cecon; outra anterior à criação do Sistema Único de Saúde (SUS) cujo principal desafio foi a obtenção de recursos para o desenvolvimento de ações organizadas e planejadas; e uma fase pós-criação do SUS, que possibilitou a oferta dos serviços de maior complexidade e uma significativa ampliação de seu espaço físico.

Conclusão:

A Fundação Cecon tem contribuído de forma significativa para a implementação das políticas voltadas ao controle do câncer no Amazonas, colocando em prática estratégias voltadas tanto para o interior quanto para a cidade de Manaus. Constata-se que as diretrizes estabelecidas pela política nacional de saúde funcionaram como elementos propulsores das ações locais, que foram movimentadas pela Fundação.
Biblioteca responsável: BR440.1
Localização: BR440.1