Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atitudes de enfermeiros nos cuidados com famílias no contexto do parto e puerpério imediato / Nurses' attitudes toward the families caring process regarding the childbirth and the immediate postpartum period / Las actitudes en las enfermeras de atención con las familias en el contexto del trabajo y el puerperio inmediata

Ribeiro, Jéssica Sâmia Silva Tôrres; Sousa, Francisca Georgina Macêdo de; Santos, Giuliane Ferreira Lopes dos; Silva, Andrea Cristina Oliveira; Sousa, Benylda Araújo Pinheiro de.
Rev. pesqui. cuid. fundam. (Online) ; 10(3): 784-792, jul.-set. 2018. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-906573

Objetivo:

Identificar atitudes de enfermeiros sobre a importância das famílias no processo de cuidado no contexto do parto e puerpério segundo as dimensões da Escala IFCE ­ AE; Descrever as atitudes que contribuem e/ou implicam para a valorização das famílias nas práticas de cuidados dos enfermeiros.

Métodos:

Estudo transversal, descritivo realizado com 76 enfermeiros dos Serviços de Alojamento Conjunto e Centro Obstétrico de duas instituições de saúde.

Resultados:

Os enfermeiros detinham atitudes de suporte para com as famílias, com média da escala total de 78,4 pontos e nas dimensões Família parceiro dialogante e recurso de coping (35,6 pontos), Família recurso nos cuidados de enfermagem (30,8 pontos), Família Fardo (11,9 pontos).

Conclusão:

A maior parte dos enfermeiros não tem o curso de enfermagem e famílias, evidenciando a necessidade de investimento em formação continuada voltadas para as práticas de cuidado de famílias e em mudanças nas estruturas curriculares das universidades
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1