Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Algunos planteamientos teóricos frente a los programas de transferencias condicionadas y el derecho a la alimentación / Some theoretical approaches against conditioned cash transfer programs and the right to food / Alguns planteamientos teóricos frente aos programas de transferencias condicionadas e o direito à alimentação

Mancilla López, Lorena Patricia; Molina Marín, Gloria.
Hacia promoc. salud ; 23(2): 138-151, 25 de mayo de 2018.
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS | ID: biblio-909622

Objetivo:

Sugerir um marco de referência conceptual e teórico para o analise dos PTCE e seu papel frente ao direito à alimentação.

Materiais e métodos:

Este manuscrito é uma pesquisa de caráter teórica derivada dum estudo marco, o qual esteve baseado no método da teoria fundamentada e cujo propósito foi compreender os signi cados das políticas alimentaria para um grupo de bene ciários.

Resultados:

O direito à alimentação tem um contexto político e econômico que corresponde a um Estado neoliberal, o qual centra sua política social na luta contra a pobreza, porém só em algumas expressões desta. A pobreza se concebe como dé cit de capital humano e os programas de transferências condicionadas constituem a estratégia emblemática da política social no neoliberalismo. Neste cenário os programas de transferências condicionadas se tornam em mecanismos para a inclusão dos pobres ao mercado, onde os sujeitos devem procurar-se sua alimentação. As análises derivados da pesquisa marco permitem compreender que os programas de transferências em efetivo não resolvem a situação de segurança alimentaria dos bene ciários.

Conclusão:

Os programas de transferências condicionadas, como parte dum enfoque de assistência social residual, não garantiram o direito à alimentação, se não que abocam aos pobres procurar se por si mesmos sua alimentação, em condiciones de franca desvantagem frente ao resto da povoação.
Biblioteca responsável: CO54.4