Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Capacidades del talento humano para investigación en la Secretaría Distrital de Salud y las empresas sociales del Estado / Human Competencies Regarding Research at District Health Secretariat and State Social Enterprises / Capacidades do Talento Humano para a Pesquisa na Secretaria Distrital de Saúde e em Empresas Sociais do Estado

Aponte-Briceño, Samanda Lizbeth; Castiblanco-Montañez, Ruth Alexandra; Castro-Moreno, Carlos Alberto; Contreras, Mayra Alejandra; Díaz-Pardo, Luz Myriam; Díaz-Toro, Yira Rosalba.
Investig. segur. soc. salud ; 19(1): 19-31, 2017. tab, ilus
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL | ID: biblio-914489
A geração de conhecimento aplicada a resolução de problemáticas em saúde é uma necessidade inadiável para impulsar os processos de desenvolvimento competitivo num pais. Por isso, um dos componentes essenciais dentro dos sistemas de ciência, tecnologia e inovação do mundo é o talento humano. Em consequência, para fortalecer tais capacidades é preciso conhecer grandemente o estado atual. O intuito do presente trabalho consiste em explorar as capacidades de pesquisa do talento humano da Secretaria Distrital de Saúde e a rede aderida de Empresas Sociais do Estado. Isso foi feito através de uma metodologia mista onde foram efetuadas enquetes virtuais, revisões do estado dos grupos de pesquisa na plataforma ScienTI de Colciencias, grupo focal, e entrevistas para afundar no panorama geral e capturar as percepções e possíveis estratégias de fortalecimento. Os resultados mostraram um baixo porcentagem de servidores públicos e colaboradores com formação de alto nível (< 6 %) e experiência em pesquisa (27,9 %). No entanto, tem um interesse cada vez maior por se aderir tanto ao processo de pesquisa (76,4 %) quanto aos grupos sementes de pesquisa (69,56 %). Igualmente, foram identificados 8 grupos de pesquisa no interior dessas instituições, dos quais 4 foram reconhecidos e classificados na convocatória 640-2013 de Colciencias. Esses achados permitiram plantear algumas estratégias para o fortalecimento das capacidades para a pesquisa do talento humano desde a política, a gestão e a mobilização do conhecimento institucional, sendo prioritária a institucionalização da pesquisa como eixo da missão nas organizações.
Biblioteca responsável: CO283.1