Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Predictores psicológicos del autocuidado en salud / Psychological predictors of self-care in health / Predictores psicológicos do autocuidado em saúde

Gómez Acosta, Andrés.
Hacia promoc. salud ; 22(1): 101-112, Junio 21, 2017. ilus, tab
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-953781

OBJETIVO:

Determinar em que medida os estilos de afrontamento, a auto-eficácia percebida, a saúde mental positiva e as crenças saudáveis, em interação, pedissem a ocorrência de pautas de autocuidado em saúde com uma amostra de 570 adultos jovens.

MÉTODO:

Aplicou se una bateria composta por instrumentos validados para avaliar a presencia das variáveis critérios. Com a informação obtida se desenvolveram análise descritiva, de diferencias de meias e correlacionais, assim como um analise multivariado com um modelo de equações estruturais (MEE).

Resultados:

Identificaram altas pontuações nos fatores psicológicas protetores, nas crenças e nas práticas saudáveis; assim mesmo, se reportam diferencias significativas no autocuidado de acordo com o sexo e o estrato socioeconômico, e correlações importantes entre os fatores psicológicos adaptativos com o autocuidado em saúde. Por último, o MEE que mostrou maior ajuste, explica um 39% da variância associada com as práticas de autocuidado em saúde.

CONCLUSÃO:

O modelo, porém não é concludente, pode brindar suporte conceptual e empírico para criar estratégias em promoção do autocuidado em saúde com povoação de adulto jovem.
Biblioteca responsável: CO54.1