Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Critical thinking: concept analysis from the perspective of Rodger's evolutionary method of concept analysis / Pensamento crítico: análise do conceito sob a ótica evolucionista de Rodgers / Pensamiento crítico: análisis del concepto bajo la óptica evolucionista de Rodgers

Carbogim, Fábio da Costa; Oliveira, Larissa Bertacchini de; Püschel, Vilanice Alves de Araújo.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 24: e2785, 2016. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-961062
RESUMO

Objetivo:

analisar o conceito de pensamento crítico (PC), na perspectiva evolucionista de Rodgers.

Método:

pesquisa documental realizada nas bases de dados Cinahl, Lilacs, Bdenf e Dedalus, utilizando-se as palavras-chave pensamento crítico e Enfermagem, sem delimitação de ano de publicação. Os dados foram analisados conforme etapas do modelo conceitual de Rodgers. Incluíram-se livros e artigos na íntegra, publicados em português, inglês ou espanhol que abordavam o PC no ensino e prática de Enfermagem, excluindo-se estudos que não abordassem aspectos relacionados ao conceito do PC.

Resultados:

a amostra foi constituída por 42 trabalhos. Como termo substituto, destacou-se pensamento analítico e, como fator relacionado, tomada de decisão. Pela ordem, os atributos, antecedentes e consequentes mais frequentes, foram capacidade de análise, formação do estudante de enfermagem e tomada de decisão clínica. Como implicação do PC, destaca-se o alcance de resultados efetivos na assistência ao paciente, família e comunidade.

Conclusão:

o PC é uma habilidade cognitiva que envolve análise, raciocínio lógico e julgamento clínico, orientado para resolução de problemas e destacando-se na formação e prática do enfermeiro com vistas à tomada de decisão clínica acurada e alcance de resultados efetivos.
Biblioteca responsável: BR21.1