Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Denúncias das trabalhadoras da enfermagem aos sindicatos: o desafio da resistência e da ação / Denuncias de las trabajadores de enfermería a los sindicatos: el reto de la resistencia y de la acción / Complaints of female nursing workers to unions: the challenge of resistance and action

Araújo-dos-Santos, Tatiane; Oliveira, Andressa Santos; Santos, Handerson Silva; Melo, Cristina Maria Meira de; Costa, Heloniza Oliveira Gonçalves.
Rev. baiana enferm ; 32: e20453, 2018. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-977307
Objetivo analisar as denúncias realizadas por enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem nos sindicatos que representam essas categorias no estado da Bahia. Método pesquisa exploratória, qualitativa e documental. Os dados foram agrupados em cinco tipologias da precarização. A análise baseou-se no materialismo dialético. Resultados foram analisadas 64 denúncias. As tipologias de precarização mais frequentes foram Condenação e descarte do direito do trabalho (35,1%) e Vulnerabilidade no trabalho (23,9%). As denúncias revelaram que as trabalhadoras eram atingidas pela precarização do trabalho, sendo o descumprimento do direito trabalhista a principal manifestação da precarização. Conclusão as denúncias realizadas por trabalhadoras do campo da enfermagem nos sindicatos, ainda que sejam uma das formas de resistência à precarização do trabalho, foram em número pequeno, o que pode revelar o medo da perda do emprego, como também a alienação dessas trabalhadoras em relação à luta por seus direitos.
Biblioteca responsável: BR342.1