Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Open public spaces and physical activity facilities: study of systematic observation of the environment / Espaços públicos de lazer e estruturas para atividade física: estudo de observação sistemática do ambiente

Manta, Sofia Wolker; Lopes, Adalberto Aparecido dos Santos; Hino, Adriano Akira Ferreira; Benedetti, Tânia Rosane Bertoldo; Rech, Cassiano Ricardo.
Rev. bras. cineantropom. desempenho hum ; 20(5): 445-455, Sept.-Oct. 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-977436
Resumo Objetivou-se analisar a quantidade e a qualidade dos espaços públicos de lazer e estruturas para atividades físicas em Florianópolis, Santa Catarina. Realizou-se, no ano de 2015, um levantamento descritivo da quantidade, tipo e qualidade dos espaços públicos de lazer (EPL) e estruturas para atividade física (AF). A qualidade dos EPL e estruturas para AF foi avaliada por meio de observação sistemática. Um índice de qualidade dos EPL (escore -3 a 6 pontos) foi categorizado em três níveis, qualidade ruim (categoria ≤0), média (0,1 a 2,9) e boa (categoria ≥3). Para análise fez-se uso da estatística descritiva. Dos 214 EPL, maior proporção foi de praças/jardins (n=128; 59,8%). Em 51,9% (n=111) dos EPL tinham qualidade boa. Maior proporção de itens de conforto obteve qualidade boa como iluminação (54,7%), lixeiras (45,8%) e bancos (55,1%). Em mais de 60,0% dos EPL inexistiam incivilidades. Das 377 estruturas para AF identificadas, 53,6% apresentaram qualidade boa e 13,8% qualidade ruim. Os parquinhos infantis (29,4%), academias ao ar livre (15,9%) e campos/canchas de futebol (14,9%) foram mais frequentes, apenas este último menos da metade apresentou qualidade boa (28,6%). Em 29,0% dos EPL inexistiam estruturas para AF. Maior proporção dos EPL tem boa qualidade, mas ainda menos da metade necessitam de melhorias, em conforto, menores incivilidades e maior diversidade de estruturas para AF. Isso poderá promover maior visitação aos EPL e oportunidade de lazer, incluindo a prática de AF.
Biblioteca responsável: BR17.1