Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Grau de satisfação entre os usuários de uma unidade básica de saúde no estado do Paraná, Brasil / Degree of satisfaction among users of a basic health unit in the state of Paraná, Brazil

Rodrigues, Kamilla Zampieri; Mattos, Camila Ferreira Pires; Ferreira, Dariele Aparecida; Koch, Luiza Foltran de Azevedo; Schmitt, Ernesto Josué; Gabardo, Marilisa Carneiro Leão.
Sci. med. (Porto Alegre, Online) ; 28(4): ID32253, out-dez 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-981129

OBJETIVOS:

Avaliar o grau de satisfação dos usuários com a estrutura e os serviços prestados em uma unidade básica do Sistema Único de Saúde.

MÉTODOS:

Este estudo transversal incluiu indivíduos com idade ≥18 anos, de ambos os gêneros, entrevistados individualmente de março a maio de 2018 na unidade básica de saúde Ferraria, em Campo Largo, Paraná, Brasil. Um questionário estruturado continha informações sociodemográficas e questões adaptadas do instrumento utilizado no Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde, acerca da satisfação com a equipe, tempo de espera e estrutura física local. A análise descritiva dos dados foi seguida dos testes U de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis, Qui-quadrado e regressão de Poisson, considerando como significativo p<0,05.

RESULTADOS:

A amostra foi constituída por 373 usuários que atenderam aos critérios de inclusão, sendo 72,9% do gênero feminino, 82,8% de raça/cor da pele branca, 69,0% com baixa renda e 36,4% com baixa escolaridade. A equipe de saúde foi o item melhor avaliado (73,3% das respostas nas categorias "muito bom" e "bom"); e o tempo de espera para o atendimento foi o item pior avaliado (61,5% "ruim" ou "muito ruim"). Na análise bivariada o atendimento da equipe de saúde não foi associado a nenhuma variável independente. Na avaliação geral do estabelecimento, as categorias "muito bom/bom", "regular", "ruim" e "muito ruim" foram avaliadas respectivamente por 84 (27,4%), 128 (41,7%), 67 (21,8%) e 28 (9,1%) brancos; e 22 (34,9%), 34 (54,0%), 7 (11,1%) e 0 (0,0%) não brancos (p=0,006). No modelo de regressão de Poisson, a baixa escolaridade foi associada a uma chance 1,5 vezes maior de não saber onde reclamar em caso de mau atendimento.

CONCLUSÕES:

O grau de satisfação dos usuários da unidade básica de saúde Ferraria foi influenciado por fatores como raça/cor da pele e escolaridade. Os usuários não brancos expressaram um grau de satisfação maior do que os usuários brancos; e aqueles com baixa escolaridade sabiam menos onde reclamar caso o atendimento não fosse satisfatório. Apesar da avaliação em geral ter sido positiva, alguns quesitos foram identificados como não satisfatórios, merecendo medidas corretivas.
Biblioteca responsável: BR1323.1