Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Job insecurity among nurses, nursing technicians and nursing aides in public hospitals / Precarización del trabajo de enfermeras, técnicas y auxiliares de enfermería en los hospitales públicos / Precarização do trabalho de enfermeiras, técnicas e auxiliares de Enfermagem nos hospitais públicos

Araújo-dos-Santos, Tatiane; Silva-Santos, Handerson; Silva, Maria Navegantes da; Coelho, Ana Carla Carvalho; Pires, Cláudia Geovana da Silva; Melo, Cristina Maria Meira de.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 52: e03411, 2018. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-985052
RESUMO Objetivo: Identificar a contribuição das dimensões que compõem a precarização do trabalho em Enfermagem nos hospitais públicos estaduais. Método: Estudo quantitativo, descritivo, realizado entre março de 2015 e fevereiro de 2016, com enfermeiras, técnicas e auxiliares de. Os dados foram analisados por meio da Análise Fatorial Exploratória. Resultados: A amostra constituiu-se de 265 enfermeiras (n=161 estatutárias e n=104 terceirizadas) e 810 técnicas e auxiliares de Enfermagem (n=597 estatutárias e n=213 terceirizadas). Para as enfermeiras, a dimensão Condições de trabalho contribuiu com 46,8% para a explicação da precarização. Entre as técnicas e auxiliares, a Intensidade do trabalho pela organização do seu processo foi a dimensão que mais explicou o constructo precarização (51,2%). Conclusão: A precarização do trabalho se expressa de forma distinta entre as trabalhadoras. A diferença na distribuição das dimensões demonstrou que a precarização guarda relação com a posição hierárquica de cada trabalhadora na divisão técnica do trabalho em Enfermagem e com o lugar ocupado no processo de trabalho.
Biblioteca responsável: BR41.1