Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Editorial characteristics and quality of the articles published by Brazilian Nursing journals / Características editoriales de producción y calidad del producto divulgado por revistas brasileñas de Enfermería / Características editoriais de produção e qualidade do produto divulgado por revistas brasileiras de Enfermagem

Ribeiro, Renata Perfeito; Marziale, Maria Helena Palucci.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 52: e03367, 2018. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-985061
RESUMO

Objetivo:

Analisar as características editoriais de produção e o nível de evidência dos artigos publicados por revistas de Enfermagem editadas no Brasil.

Método:

Pesquisa documental nos sítios eletrônicos de cinco revistas de Enfermagem e análise dos artigos publicados em 2016, a partir da classificação do nível de evidência científica. O formulário foi validado por especialistas.

Resultados:

Comitês editoriais formados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, normalização e recomendação internacional de ética na divulgação, versão on-line com acesso aberto, sistema contínuo de publicação (20,0%), português e inglês, autores estrangeiros (4,0% a 14,7%). As informações aos autores não são claras (20,0%), artigos com nível de evidência 4 (86,7%). A comunidade internacional consumiu parte do produto divulgado, e os índices mais elevados foram JCR/WOS 0,6984, SJR/Scopus 0,396, índice H/Scopus 26 e Google Scholar 30.

Conclusão:

As revistas científicas apresentam padrões internacionais de produção. A maioria dos artigos publicados não oferece forte evidência científica, o que interfere na utilização do conhecimento divulgado, nas citações recebidas e no efetivo avanço do conhecimento da área.
Biblioteca responsável: BR41.1