Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Implicaciones del proceso de integración de los registros administrativos de criminalidad entre el SPOA de la Fiscalía General y el SIEDCO de la Policía Nacional de Colombia, y la puesta en marcha del aplicativo "¡ADenunciar!" sobre las cifras de criminalidad / Implications of the integration process of the administrative records of criminality between the SPOA (Oral Accusatory Criminal System) of the Attorney General's Office (FGN) and the SIEDCO (Statistical, Delinquency, Offenses and Operations Information System) of the National Police of Colombia (PONAL), and the implementation of the "¡ADenunciar!" app on crime figures / Implicações do processo de integração dos registros administrativos da criminalidade entre o SPOA da Fiscalia Geral e o SIEDCO da Policia Nacional da Colômbia, e a implementação do aplicativo "¡ADenunciar!" sobre as cifras de criminalidade

Rodríguez-Ortega, Jair David; Mejía-Londoño, Daniel; Caro-Zambrano, Lorena del Pilar; Romero-Hernández, Mauricio; Campos-Méndez, Franney.
Rev. crim ; 60(3): 9-27, oct.-dic. 2018. tab, graf
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-990982
Resumo No ano 2017, o Sistema de Informação Estatístico, Delinquencial, Contravencional e Operativo ;SIEDCO; da Policia Nacional ;PONAL;, uma das principais fontes de informação da criminalidade do país, teve duas mudanças importantes na consolidação de suas cifras de criminalidade. A primeira foi a integração ao SIEDCO dos registros administrativos de denúncias do Sistema Penal Oral Acusatório ;SPOA; da Fiscalia Geral da Nação ;FGN;. A segunda foi a implementação de "¡ADenunciar!", um aplicativo que permite aos cidadãos interpor algumas denúncias por meio da internet. Essas mudanças têm gerado variações importantes nas séries de dados que medem a criminalidade registrada no país, as quais impedem a comparabilidade das cifras de criminalidade nos últimos anos no país. O objetivo deste documento é explicar como se desenvolveu a integração e a agregação de informação da criminalidade, e qual foi seu efeito no cotejo de cifras estatísticas ao longo do tempo. O método utilizado neste documento é descritivo com uma abordagem quantitativa, realizando uma análise estatística das cifras consolidadas do SIEDCO e outras fontes de informação complementarias que possibilitam caracterizar a integração e agregação da informação. Os resultados da análise mostram que o incremento registrado nas cifras de criminalidade é produto da integração de informação e não necessariamente de aumentos na criminalidade. Assim mesmo, este avanço na integração e agregação da informação da criminalidade foi o resultado da sinergia interinstitucional entre a Policia Nacional e a Fiscalia Geral da Nação, que permitiu a unificação da informação e a provisão de um mecanismo facilitador para a denúncia cidadã.
Biblioteca responsável: CO340.1