Intelectuais, história e pensamento brasileiro: escravidão, trabalho e educação no "América Latina - males de origem" de Manoel Bomfim
Costa, Jean Carlo de Carvalho; Galvíncio, Amanda; Espindola, Maíra Lewtchuk.
Rev. HISTEDBR on-line
; 10(37): 183-204, mar. 2010.
Artigo
em Português
| BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-2264
O período da escravidão é entendido por intelectuais brasileiros entre os séculos XIX e XX, como um momento torpe da nossa história, reconfigurada, porém, essa visão ainda persiste, no período pós-escravocrata. Dentre estas, destaca-se a de Manoel Bomfim (1868-1932) e o seu A América Latina males de origens (1905). Bomfim argumenta que o trabalho escravo, implantado na América do Sul, pelas metrópoles Ibéricas, estava estreitamente ligado ao processo parasitário dessas nações. A tese do parasitismo social é central na obra desse autor, pois é a partir dela que ele elabora uma interpretação ancoradanas noções de dominador e dominado', tendo a ela subjacente a idéia de compreender os processos formadores da nacionalidade dessas sociedades. A condição imposta pelo trabalho escravo gerou efeitos desastrosos a essas nações, trazendo à baila implicaçõeshistóricas perniciosas a sua vida econômica, política, social e moral, pois, a esses indivíduos, era negada a realização de um trabalho inteligente, na medida em que não se proporcionou uma educação para a criação de uma população agrícola rural, ativa, laboriosa, educada e fortalecida pelo trabalho. O argumento central deste artigo é o fato de que esses efeitos gerais causados pelo parasitismo influenciaram o descompasso existente entre as nações Sul- Américas e as nações denominadas adiantadas, sendo a educação o diagnóstico que minimizaria esse hiato.(AU)
The period of slavery is understood by Brazilian intellectuals of the nineteenth and twentieth centuries, as a moment "vile" in our history, reconfigured, however, still persistent in the post-slavery. Among these, stands out Manoel Bomfim (1868-1932) andhis "Latin America origins of evil" (1905). Bomfim argues that slave labor, deployed in South America, the Iberian cities, was closely associated with the parasite of nations. The thesis of "social parasitism" is central to the work of this author, it is from there that he draws an interpretation rooted in the notions of dominant and dominated, taking her behind the idea of understanding the processes that form the nationality of those companies. The condition imposed by slave labor produced disastrous effects of these nations, bringing tolight the historical implications of their pernicious "economic, political, social and moral," because these individuals were denied the creation of a "working smarter" in far as not provided an education for the creation of a "rural agricultural population, active,industrious, educated and strengthened by the work." The central argument of this paper is the fact that these "general effects" caused by free-riding influence the gap between the nations of South America and the nations as "early", with education being the diagnosis that would minimize this gap.(AU)
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