Your browser doesn't support javascript.
loading
Processos Transculturais: a cosmovisão em Tropas e Boiadas e em Grande sertão: veredas
Juiz de Fora; s.n; 2015. 129 p.
Thesis em Pt | BVSPS, FIOCRUZ | ID: bps-2723
Biblioteca responsável: BR1273.1
Localização: BR1273.1
RESUMO
Este estudo tem por objeto o reconhecimento de processos transculturais no conto Gente da Gleba, parte integrante do romance Tropas e Boiadas, do escritor goiano, Hugo de Carvalho Ramos (1895-1921), e na obra Grande sertão veredas, do escritor mineiro, João Guimarães Rosa (1908-1967) como sistema crítico de abordagem que dê conta das peculiaridades da narrativa latino-americana. Ao estabelecer o diálogo textual entre as duas narrativas, propõe-se a refletir sobre o fazer literário dos citados autores, no que diz respeito ao nível transcultural da cosmovisão sertaneja e ao resgate da tradição oral, por meio do registro das crenças e dos mitos. Como fundamentação teórica, buscam-se em Ángel Rama os conceitos de transculturação narrativa, na América Latina. Quanto à relevância do estudo do nível da cosmovisão nas obras analisadas, considera-se a perspectiva do mito como nutriente do imaginário popular, na ótica de Mircea Eliade. No que concerne ao caráter compensatório do mito para a superação das mazelas humanas, busca-se em Freud a validação teórica. Os critérios comparatistas de Eduardo Coutinho respaldam o método de análise, nos propósitos de aproximação entre os autores, uma vez respeitadas as especificidades de obras elaboradas em momentos e espaço distintos, dilatando fronteiras, ao se partir do regional para se atingir o universal no estabelecimento da aproximação com outras literaturas, tendo como intercessão o diálogo mítico. (AU)
ABSTRACT
This work aims the recognition of cross-cultural processes in the short story Gente da Gleba (“People from the Glebe”), part of the novel Tropas e Boiadas (“Troops and herbs”), by the Brazilian writer Hugo de Carvalho Ramos (1895-1921), and in the novel Grande Sertão veredas (“Great Countryside Trails”), by João Guimarães Rosa (1908-1967), as a critical system approach that takes into account the peculiarities of Latin American narrative. By establishing the textual dialogue between the two narratives, it is proposed to reflect on the authors literature, with regard to the transcultural level of country worldview and to the recovery of oral tradition, by registering beliefs and myths. As a theoretical framework, we have found in Ángel Ramas postulates the concepts of cross-cultural narrative in Latin America. On the relevance of the study about the worldview level in the books, we consider the perspective of myth as a nutrient of popular imagination, in the view of Mircea Eliade. Regarding the compensatory myth to overcome the human ills, we consider Freuds theoretical validation. The comparativists criteria by Eduardo Coutinho support the analysis method, in order to approach the authors, once respected the specificities of the stories elaborated in distinct times and spaces, expanding borders from the regional to the universal in the establishment of closer ties with other literature with the intercession of mythical dialogue. (AU)
Assuntos
Palavras-chave
Texto completo: 1 Base de dados: BVSPS / FIOCRUZ Assunto principal: Cultura / Literatura Idioma: Pt Descritor Local: Crítica e Interpretação Ano de publicação: 2015 Tipo de documento: Thesis
Texto completo: 1 Base de dados: BVSPS / FIOCRUZ Assunto principal: Cultura / Literatura Idioma: Pt Descritor Local: Crítica e Interpretação Ano de publicação: 2015 Tipo de documento: Thesis