A escuta a partir da Natureza e da Observação em Grande Sertão: Veredas, de Rosa / Listening based on Nature and Observation in Guimarães Rosas Grande Sertão: Varedas
O método clínico, como acentua Manoel T. Berlinck, é resultado de uma certa posição de passividade; daí adenominação de atenção flutuante na escuta psicanalítica proposta por Freud. Trata-se do preenchimento de um vazio que é ocupado por uma representação, ou seja, por algo cuja existência é ausente, ainda estando presente. A observação envolve a tríade RSI (Real/Simbólico/Imaginário) de J. Lacan e inclui o sem sentido, o estranho, o Umheimlich freudiano. Partimos dos conceitos de Natureza (Sertão/Sertanejo) e Observaçãopara a interpretação das representações dos jagunços inscritas nas narrativas e nos neologismospesquisados amorosamente por Rosa. O objetivo é refletir sobre uma ética inscrita na sustentação do desejo,a despeito das surpresas da contingência e dos labirintos que a vida nos impõe percorrer. (AU)
El método clínico, como lo demostró Manoel T. Berlinck, es el resultado de una cierta posición de pasividad;de ahí la idea de atención flotante en la escucha psicoanalítica propuesta por Freud. Se trata de rellenar un vacío que está ocupado por una representación, o sea por algo cuya existencia es ausente aún cuando está presente. La observación implica el trío R.S.I. (Real/Simbólico/Imaginario) de J. Lacan y comprende también el sinsentido, lo extraño, el Umheimlich freudiano. Nos basamos en los conceptos de naturaleza (Sertão/Sertanejo) y de observación para interpretar las representaciones de los matones (jagunços) presentes en los relatos y los neologismos amorosamente buscados por Guimarães Rosa. El objetivo es presentar una ética inscripta en el mantenimiento del deseo, y eso a pesar de las sorpresas de la contingencia y de los laberintos que la vida nos obliga a transitar. (AU)
As Manoel T. Berlinck highlights, the clinical method is a result of a somewhat passive positioning, accounting for Freuds use of the term hovering attention when referring to psychoanalytic listening. It is, in fact, the filling of a void occupied by a representation, or, in other words, by something whose existence is absent, despite its presence. Observation involves Lacans Symbolic/Real/Imaginary trio, and includes that which makes nosense, that which is strange and the Freudian Umheimlich. This article uses the concepts of Nature (Sertão/Sertanejo) and Observation as a starting point in order to interpret the representations of jagunços tofeature in the narratives and neologisms so lovingly researched by Guimarães Rosa. The aim is to reflect onethics woven into the sustaining of desire, despite the surprising circumstances and labyrinths that life throws before us. (AU)