Travessias de Machado de Assis pela cultura do livro
Cordeiro, Antonia Claudia de Andrade.
Salvador; s.n; 2015. 126 p.
Tese
em Português
| BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-2946
Esse trabalho discute o livro como um importante tema da prosa de Machado de Assis, através da análise do seguinte corpus o conto Casa Velha e os romances Ressurreição, A mão e a luva, Helena, Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro. Buscou-se identificar representações do livro, concentrando-se nas relações construídas entre os principais personagens com esse objeto, tanto em sua materialidade quanto em sua representação como bem simbólico. São dois os principais objetivos dessa análise apontar os motivos da escolha do tema do livro por Machado, relacionando-os ao envolvimento do escritor com os meios de produção da segunda metade do século XIX brasileiro, e compreender o alcance representativo do objeto livro nesse contexto. As metáforas construídas em torno do universo do livro são analisadas, portanto, levando em consideração a tecnologia da tipografia que fazia parte do cotidiano dos homens do referido século. Este estudo propõe que o tema do livro na prosa machadiana seja não apenas derivado dos trabalhos de Machado de Assis com a cadeia de produção do livro, mas também de sua experiência leitora. As hipóteses que norteiam este trabalho partem, então, dos seguintes pressupostos Machado de Assis fora aprendiz de tipógrafo e, portanto, o seu domínio das artes gráficas aparece metaforizado ou citado diretamente em textos da sua prosa; o assíduo leitor de autores estrangeiros em que ele se tornou, permitiu-lhe sofrer a influência de outros escritores, destacando-se Laurence Sterne e Almeida Garrett, no que se refere à construção de textos metalinguísticos; e, por último, a forma como o livro está representado na prosa de Machado de Assis indicaria que ele desenvolveu não somente uma consciência narrativa, mas também uma consciência tipográfica, as quais, nos textos selecionados como corpus de análise, alimentam-se mutuamente.
This dissertation discusses the book as an important theme of the Machado de Assis prose, by analyzing the following corpus the short story Casa Velha and the novels Ressurreição, A mão e a luva, Helena, Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba and Dom Casmurro. It seeks to identify representations of the book, focusing on the relations between the main characters and this object in its materiality as well as its representation as symbolic goods. The main objectives of this analysis are to point out the reasons why Machado had chosen the book as a theme in relation to the means of production in the second half of the nineteenth century, and to understand the representative scope of the book in this context. The metaphors for the universe of the book are therefore considered against the typography technology which was part of the everyday life in the nineteenth century. This study proposes that the theme of book in Machados prose is not only derived from his works in relation to the production chain of the book, but also from his experiences as a reader. The hypotheses which guide this paper are based on the following assumptions Machado de Assis was a typography student and therefore his solid knowledge of graphic arts appears as a metaphor or as an explicit reference in texts of his prose; the fact that he was a regular reader of foreigner writers provided him with influences from others authors, specially Laurence Sterne and Almeida Garrett on the elaboration of metalinguistic texts; and lastly the representation of the book in Machados prose would point to the fact he not only had developed a narrative awareness, but also a typographic consciousness, which, in the corpus under investigation, feeds off one another.
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