Este trabalho tem como objetivo a análise e comparação das transcodificações da obra literária Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, em mídias diferentes cinema e quadrinhos. As características de cada adaptação ao contar a mesma história, com mudança de uma linguagem para outra, indicam uma inovação nos meios de Comunicação. O estudo foi baseado na análise de conteúdo de dois álbuns de quadrinhos de Sebastião Seabra, publicado em 2008, e de César Lobo e Luiz Antônio Aguiar, de 2013 e dois filmes Memórias Póstumas, de André Klotzel (2001), e Brás Cubas, de Júlio Bressane (1985). As transcodificações se mostraram com características distintas. Dentro das partes da história exploradas por este trabalho, cada autor conseguiu inovar, sendo criativo a seu modo sem deixar de passar a informação. Nos quadrinhos, enquanto um tem um traço dos desenhos mais leve e usa cores claras, outro destaca riqueza de detalhes nas artes com cores fortes. Nos filmes, um dos autores ressalta a história original nos mínimos detalhes, enquanto o outro usa uma percepção completamente diferente. (AU)
The objective of this work is to analyze and compare transcodifications from a great piece of brazilian literature called Memórias Póstumas de Brás Cubas, written by Machado de Assis, in different medias - movies and comics. The characteristics of each adaptation while telling the same history, changing from one language profile to another, indicate an innovation in media communications. The study was based on the analysis of two books by Sebastião Seabra, published in 2008, and by César Lobo e Luiz Antônio Aguiar, published in 2013 and two movies Memórias Póstumas, directed by André Klotzel (2001), and Brás Cubas, by Júlio Bressane (1985). The transcodifications revealed different features. Inside some pieces of the history explored by this work, each writer achieved the innovation, being creative using their own characteristics but without losing any information. In the comic books, one author had a soft way to design his drawings using brighter colors, whereas the other one used rich details in his arts applying strong colors. In the movies, one author emphasizes the original history in all of its details, whereas the other one worked with a completely different perception. (AU)