Tem conversa de vizinha no meio da redação: uma investigação sobre a crônica e o processo criativo dos cronistas
Barbosa, Rodrigo Fonseca.
Juiz de Fora; s.n; 2015. 112 p.
Tese
em Português
| BVS Pensamento Social, FIOCRUZ | ID: bps-3036
A pesquisa desenvolve uma investigação sobre as condições do trabalho criativo de autores de crônicas literárias para mídias regulares e procura identificar os recursos narrativos utilizados pelos cronistas para manter tais condições como restrição do tamanho do texto, pressão no prazo e relação mais direta com os leitores. . Este estudo discute essas características e seu impacto nos cronistas, através de depoimentos de autores cronistas e a análise de críticos como Afrânio Coutinho, Gustavo Corção, Alceu Amoroso Lima, Jorge de Sá e Julio Cortázar. Três caminhos seguidos pelos cronistas relacionados à forma e conteúdo são apontados o diálogo com o leitor, a presença da cidade como sujeito e o autor como personagem. Para analisar esses recursos narrativos, a dissertação baseia-se em textos teóricos e exemplos literários. Aqueles em relação ao diálogo com o leitor, usam referências à crítica sociológica e à crítica da resposta do leitor. Os que tratam da presença da cidade como tema, examinam textos de Charles Baudelaire, João Luiz Lafetá e Sérgio Paulo Rouanet. E aqueles em que os cronistas escrevem sobre si mesmos, refletem usando pensamentos de Michel Foucault, Pierre Bourdier, Roland Barthes são apresentados. Buscando representar e discutir o que significam essas escolhas, estudam-se os seguintes autores e suas crônicas Machado de Assis, José de Alencar, Olavo Bilac, João do Rio, Raquel de Queiroz, Carlos Drummond de Andrade, Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Clarice Lispector, Nélson Rodrigues, Vinícius de Moraes, Fernando Sabino, Antônio Maria, José Carlos Oliveira, Stanislaw Ponte Preta, Otto Lara Resende, Carlos Heitor Cony, João Ubaldo Ribeiro, Chico Buarque, Arnaldo Jabor, Arnaldo Bloch, Arthur Dapieve, José Miguel Wisnik e João Paulo Cuenca.
The research develops an investigation about the conditions of the creative work of authors of literary chronicles for regular media and tries to identify the narrative resources used by the chroniclers to keep tosuch conditions as text size restriction, deadline pressure and a more direct relation with the readers. This study discusses these features and their impact on the chroniclers, through testimonials of chronicler authors and the analysis of critics such as Afrânio Coutinho, Gustavo Corção, Alceu Amoroso Lima, Jorge de Sá e Julio Cortázar. Three paths followed by the chroniclers related to the shape and content are pointed out the dialogue with the reader, the presence of the city as the subject and the author as a character. To analyze these narrative resources, the dissertation draws on theoretical texts and literary examples. Those regarding the dialogue with the reader, use references to the sociological criticism and reader-response criticism. Those regarding the presence of the city as the subject, examine texts from Charles Baudelaire, João Luiz Lafetá, Sérgio Paulo Rouanet. And those in which the chroniclers write about themselves, reflect using thoughts from Michel Foucault, Pierre Bourdier, Roland Barthes are presented. Seeking to represent and discuss what these choices mean the following authors and their chronicles are studied Machado de Assis, José de Alencar, Olavo Bilac, João do Rio, Rachel de Queiroz, Carlos Drummond de Andrade, Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Clarice Lispector, Nélson Rodrigues, Vinicius de Moraes, Fernando Sabino, Antônio Maria, José Carlos Oliveira, Stanislaw Ponte Preta, Otto Lara Resende, Carlos Heitor Cony, João Ubaldo Ribeiro, Chico Buarque, Arnaldo Jabor, Arnaldo Bloch, Arthur Dapieve, José Miguel Wisnikand João Paulo Cuenca... (AU)
Biblioteca responsável:
BR1273.1
Localização: BR1273.1
powered by iAHx-2.18-86
Portal de Pesquisa da BVS