Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Guardiães da cidade: as casas da independência e o Centro Histórico-Cultural Santa Casa / City Guardians: the habitations of independence and the Centro Histórico-Cultural Santa Casa

Barroso, Vera Lucia Maciel.
In. Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Centro Histórico-Cultural. As casinhas da Misericórdia de Porto Alegre: memórias. Porto Alegre, Ed. ISCMPA, 2015. p.17-22.
Monografia em Português | HISA (história da saúde) | ID: his-36612
Acolher e abrigar são verbos conjugados pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre nos seus 200 anos de história. Para essa prática, suas portas sempre estiveram abertas, a todos, indistintamente. Ela foi se fazendo, cotidianamente, no exercício de estar junto coma comunidade local e a do Rio Grande do Sul. Mas para que todos pudessem entrar na Santa Casa para serem cuidados, foi preciso juntar, somar e dividir para compartilhar. Aos necessitados, a Misericórdia proveria com a participação do Estado e das forças vivas da sociedade. Essa missão assistencial foi um exercício de sua travessia no tempo. Entretanto, a Santa Casa,em muitos períodos, teve que também projetar e promover alternativas para viabilizar o seu compromisso social. Respostas a esse desafio resultaram na materialização de obras que hoje constituem patrimônio da Instituição e da cidade. (AU)
Biblioteca responsável: BR1273.1
Localização: BR1273.1; 362.11098165, I69c