Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estudo da relação anatômica do nervo ulnar com os fiod de Kirschner aplicados percutaneamente no côndilo medial do cotovelo / Anatomical relation of ulnar nerve with percutaneously applied K-wires at the elbow medial condyle

Carvalho, Francisco José Quirino Costa de; Pereira, André Luís Marcelo; Teixeira, André; Amaral, Ney Pecegueiro; Giordano, Vicenzo; Motta, Luiz Mauro.
Rev. bras. ortop ; 38(9): 544-550, set. 2003. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-360836
Foi realizado um estudo anatômico em 20 membros su periores de 10 cadáveres esqueleticamente maduros. Dois fios de Kirschner de 2,0mm, lisos, foram introduzidos no epicôndilo medial, sendo um no terço superior e outro no terço inferior. Os espécimes foram dissecados para determinar a) o trajeto do nervo ulnar no túnel cubital; b) as distâncias entre os pinos superior e inferior, no epicôndilo medial, e entre estes e o nervo ulnar. Os resultados foram analisados estatisticamente através do teste t de Student. Não houve transfixação do nervo ulnar por nenhum pino. Os resultados deste estudo experimental controlado indicam que, quando o pino é corretamente introduzido através do terço superior do epicôndilo medial, o nervo ulnar corre menor risco de ser transfixado.
Biblioteca responsável: BR26.1