Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pseudo-aneurisma de artéria hepática comum direita em mulher jovem com Lupus Eritematoso Sistêmico / Pseudoaneurysm of the right common hepatic artery in a young woman with SystemicLupus Erythematosus

Duca, William J; Arroyo Junior, Paulo C; Silva, Rita C. M. A; Rocha, Márcia F; Russeff, Gleison J. S; Miduati, Fernanda B; Silva, Renato F.
Arq. ciênc. saúde ; 14(1): 49-48, jan.-mar. 2007. ilus
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-471534
Aneurismas de artéria hepática comum são lesões vasculares raras e representam a segunda incidência deaneurismas de artérias viscerais. As principais etiologias são aterosclerose (32%) e trauma (22%). Outrascausas menos comuns são vasculites, procedimentos diagnósticos e terapêuticos percutâneos e complicação anastomótica de transplante de fígado. O diagnóstico de aneurisma intra-hepático é difícil antes de suaruptura, o qual está associado a uma mortalidade superior a 20% dos casos. Este artigo relata a história de uma paciente do sexo feminino, de 26 anos, portadora de Lupus Eritematoso Sistêmico (LES) que apresentavahá 2 meses dor tipo cólica na parte superior do abdome com irradiação para dorso. O diagnóstico de pseudo-aneurisma de artéria hepática comum foi feito após investigação da dor abdominal com métodos de imagem.Para aneurisma intra-hepático, o tratamento de escolha é a embolização, e este procedimento tem aumentado a sobrevida desses pacientes. Em alguns casos de aneurismas proximais, torna-se necessária a ressecção do fígado ou mesmo de transplante hepático.
Biblioteca responsável: BR13.3