Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tratamento cirúrgico de fibrilação atrial utilizando ablação com radiofrequência bipolar em doença mitral reumática / Surgical treatment of atrial fibrillation using bipolar radiofrequency ablation in rheumatic mitral disease

Canale, Leonardo Secchin; Colafranceschi, Alexandre Siciliano; Monteiro, Andrey José Oliveira; Marques, Bruno Miranda; Canale, Clara Secchin; Koehler, Ernesto Chavez; Cruz Filho, Fernando Eugênio dos Santos.
Rev. bras. cir. cardiovasc ; 26(4): 565-572, out.-dez. 2011. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-614748

OBJETIVO:

Avaliar a eficácia do tratamento cirúrgico da fibrilação atrial (FA) utilizando ablação com radiofrequência bipolar durante cirurgia cardíaca de procedimentos mitrais de etiologia reumática.

MÉTODOS:

Foram avaliados, retrospectivamente, os prontuários e exames de 53 pacientes submetidos à cirurgia valvar mitral, com ou sem cirurgia tricúspide ou aórtica associada, em que foi realizada ablação de FA utilizando radiofrequência bipolar. Trinta e quatro (64 por cento) pacientes eram mulheres e a idade variou de 27 a 72 anos (média 49,3 anos ± 10,7 anos). O tempo médio de FA relatado foi de 41 meses (variou de 3 a 192 meses). O tipo de FA apresentado foi paroxística em oito pacientes, persistente em três, permanente em 42. O átrio esquerdo apresentava tamanho médio de 52,9 ± 8,5 mm. As cirurgias realizadas foram 47 trocas de valva mitral e seis plastias mitrais. O seguimento eletrocardiográfico foi completo em 83 por cento dos pacientes, ao final de 14 meses. Informações adicionais oriundas de Holter 24h foram exploradas.

RESULTADOS:

Ocorreram sete (13 por cento) óbitos per-operatórios e a sobrevida após 14 meses foi de 87 por cento. Os ritmos cardíacos encontrados após um ano de cirurgia foram sinusal em 25 (66 por cento) pacientes, FA em sete (18 por cento), Flutter em cinco (13 por cento), Juncional em um (3 por cento).

CONCLUSÃO:

O uso de radiofrequência bipolar para tratamento de FA em pacientes submetidos à cirurgia valvar mitral de origem reumática é efetivo no controle da arritmia em 68 por cento dos pacientes, após 14 meses.
Biblioteca responsável: BR1.1