Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Secondary Health Care: best practices in the health services network / A atenção secundária em saúde: melhores práticas na rede de serviços / La atención secundaria en salud: mejores prácticas en la red de servicios

Erdmann, Alacoque Lorenzini; Andrade, Selma Regina de; Mello, Ana Lúcia Schaefer Ferreira de; Drago, Livia Crespo.
Rev. latinoam. enferm ; 21(spe): 131-139, Jan.-Feb. 2013. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: lil-666766

OBJETIVO:

compreender a organização das práticas de saúde, a partir das interações no nível da atenção secundária, e analisar como as ações e serviços nesse nível de atenção têm contribuido para o desenvolvimento de melhores práticas em saúde.

MÉTODO:

trata-se de abordagem qualitativa, apoiada no método da Teoria Fundamentada nos Dados. Os dados obtidos em entrevistas individuais, com gestores, profissionais de saúde e usuários, compôs o grupo amostral, representativo do nível de atenção secundária. Formulou-se o modelo teórico a partir de quatro categorias, analisadas com base nos elementos da modelagem de rede de atenção à saúde.

RESULTADOS:

a organização das práticas de saúde, no nível secundário, está em processo de consolidação e vem contribuindo para o desenvolvimento de melhores práticas em saúde no local estudado.

CONCLUSÃO:

a ampliação do acesso a consultas e procedimentos especializados e articulação dos pontos da rede são aspectos desse nível de atenção, considerados imprescindíveis para a resolubilidade e integralidade do cuidado. Este estudo contribui para a análise das práticas em saúde na perspectiva da modelagem de redes, a partir das interações da atenção secundária e dos demais pontos do sistema de saúde, que se mostram em processo de consolidação no local estudado.
Biblioteca responsável: BR1.1