Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Translation and cultural adaptation for Brazil of the Developing Nurses' Thinking model / Tradução e adaptação cultural para o Brasil do modelo Developing Nurses' Thinking / Traducción y adaptación cultural para Brasil del modelo Developing Nurses' Thinking

Jensen, Rodrigo; Cruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro da; Tesoro, Mary Gay; Lopes, Maria Helena Baena de Moraes.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 22(2): 197-203, Mar-Apr/2014. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-710296

OBJETIVOS:

traduzir e adaptar culturalmente para a língua portuguesa do Brasil o modelo Developing Nurses' Thinking, utilizado como estratégia ao ensino do raciocínio clínico.

MÉTODO:

a tradução e adaptação cultural foi realizada por meio de tradução inicial, síntese das traduções, retrotradução, avaliação por comitê de especialistas e pré-teste com 33 estudantes de graduação em enfermagem.

RESULTADOS:

as etapas de tradução inicial, síntese das traduções e retrotradução foram realizadas a contento, havendo a necessidade de pequenos ajustes. Na avaliação pelo comitê de especialistas da versão traduzida, todos os itens obtiveram concordância superior a 80% na primeira rodada de avaliação e no pré-teste com os estudantes. O modelo mostrou-se adequado à sua finalidade.

CONCLUSÃO:

recomenda-se o uso do modelo como uma estratégia complementar ao ensino do raciocínio diagnóstico, visando a formação de enfermeiros mais conscientes sobre a tarefa diagnóstica e a importância da segurança do paciente. .
Biblioteca responsável: BR1.1