Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

¿Por qué las personas ingresan a la delincuencia organizada? Análisis del fenómeno en Santiago de Cali / Why do some individuals join the world of organized crime? An analysis of this phenomenon in Santiago de Cali / Por que as pessoas entram no crime organizado? Análise do fenômenoem Santiago de Cali

Giraldo Paredes, Holbein; Ocampo España, Juan Felipe; Tuta Niño, Fabio Alexander; Gallego Ortiz, María del Carmen; López Flórez, Yazmín.
Rev. crim ; 57(1): 103-119, ene.-abr. 2015. ilus, graf, mapas, tab
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: lil-771748
O objetivo geral é estabelecer as causas que afetam para que uma pessoa entre ao crime em Santiago de Cali. Devido à natureza do problema, utiliza-se a metodologia qualitativa, que facilitou a recolha da informaçãoatravés da técnica da entrevista e do cruzamento da informaçãoestatística, como o material de suporte para sustentar a análise. Com as estatísticas consolidadas entre 2008 e 2013, pelo Centro de Pesquisas Criminológicas da Polícia Nacional, descreve-se o fenômeno e os elementos característicos daqueles que o integram na cidade. A fim de construir a perspectiva qualitativa, o instrumento técnico foi aplicado a quatro pessoas que foram condenadas e encarceradas na prisão de Cali. Os resultados amostram que o crime organizado é um setor com capacidade para gerar violência e insegurança dentro e fora da municipalidade, é conformada em sua maioria por homens jovens-adultos, sem uma profissãoou oficio formal, e as estruturas afetam o patrimônioeconômico, a vida, a integridade e a liberdade das pessoas. As histórias dos entrevistados demonstraram que a escassez dos recursos, a disfuncionalidade familiar, a influência criminal, a cultura da ilegalidade e a economia do crime os desviaram de processos saudáveis de vida, de modo que envolverem-se nas condutas socialmente repreensíveis, que foram reforçadasem meios ilegais. Conclui-se que as deficiênciasestruturais e a projeção das pessoas na atividade criminal explicam seu envolvimento com este problema.
Biblioteca responsável: CO340.1