Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

100 anos de Haydée Guanais Dourado: contributos para a enfermagem brasileira / 100 years of Haydée Guanais Dourado: contributions to the brazilian nursing / 100 años de Haydée Guanais Dourado: contribuiciones a la enfermeira brasileña

Oliveira, Núbia Lino de; Ribeiro, Juliana Costa; Costa, Heloniza Oliveira Gonçalves; Melo, Cristina Maria Meira de; Silva, Gilberto Tadeu Reis da.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-784386

Objetivo:

descrever a trajetória de vida de Haydée Guanais Dourado, para reafirmar o seu lugar na história daenfermagem baiana e sua contribuição à memória da enfermagem brasileira.

Método:

trata-se de estudo descritivo,de cunho histórico-social baseado em depoimentos orais e documentos textuais pertencentes ao Núcleo de Memóriada Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, livros e artigos que retratassem a história de vida deHaydée Guanais Dourado.

Resultados:

o resgate da história de Haydée permitiu a identificação de contornos da suavida e trajetória profissional e contribuições à enfermagem brasileira. Destacam-se luta na implantação da primeiraEscola de Enfermagem do Norte-Nordeste do país, mobilização para levantamento das necessidades de enfermagemno Brasil e elaboração da legislação profissional.

Conclusão:

as lutas e ações encampadas por Haydée confirmamsua atuação para a valorização e construção da identidade profissional na enfermagem brasileira.
Biblioteca responsável: BR342.1