Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Implementação de residência multiprofissional em saúde de uma universidade federal: trajetória histórica / Aplicación de residencia multiprofesional en salud de una universidad federal: trayectoria histórica / Implementation of multi-professional healthcare residency at a federal university: historical trajectory

Martins, Gabriela Del Mestre; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Barroso, Véra Lucia Maciel; Ribas, Daniela Celiva Pedrotti.
Rev. gaúch. enferm ; 37(3): e57046, 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-792871
RESUMO Objetivo Conhecer a trajetória histórica do processo de implementação da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Método Trata-se de uma pesquisa histórica, norteada pela História Oral Temática. As entrevistas com seis profissionais de ambas as instituições foram realizadas de outubro a dezembro de 2013. Foi aplicada a análise de conteúdo como método analítico. Resultados Emergiram três as categorias temáticas Fortalecimento das Instituições envolvidas; Qualificação Profissional para o Intensivismo; e Implementação do Programa. Conclusões Conhecer a trajetória histórica de um Programa modelo Residência Multiprofissional em Saúde, evidenciou os esforços para unir ensino e serviço com a finalidade de qualificar profissionais da saúde fortalecendo a equipe para mudar o modelo hegemônico de atenção à saúde médico-assistencial.
Biblioteca responsável: BR1.1