Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

A Atenção Básica no Brasil e o Programa Mais Médicos: uma análise de indicadores de produção / Primary Health Care in Brazil and the Mais Médicos (More Doctors) Program: an analysis of production indicators

Lima, Rodrigo Tobias de Sousa; Fernandes, Tiotrefis Gomes; Balieiro, Antônio Alcirley da Silva; Costa, Felipe dos Santos; Schramm, Joyce Mendes de Andrade; Schweickardt, Julio Cesar; Ferla, Alcindo Antonio.
Ciênc. Saúde Colet. (Impr.) ; 21(9): 2685-2696, Set. 2016. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-795316
Resumo O presente estudo analisa a produção de consultas e encaminhamentos médicos e das equipes da estratégia saúde da família realizados na atenção básica no Brasil, com o enfoque no Programa Mais Médicos (PMM). Estudo seccional sobre a produção de trabalho do médico e das equipes que pertencem ou não ao PMM em 2014 a partir de dados secundários do SIAB e ESUS. Foram construídos indicadores absolutos, como total de consultas médicas mensais, encaminhamentos médicos e atendimentos a grupos de educação em saúde, e indicadores relativos, como taxas e produtividade semanal de consultas médicas, segundo o perfil de municípios brasileiros. A mediana do total de consultas médicas no Brasil produzidas no Brasil foi de 285 por mês, o que corresponde a uma média de 14,4 consultas/dia. Nos municípios mais pobres, a produção e a produtividade de consultas pelos médicos do PMM foi mais elevada. O volume de atividades educativas e procedimentos da equipe com Mais Médicos foi maior nas capitais brasileiras. O PMM expandiu o acesso aos serviços de saúde nas regiões com maior vulnerabilidade social, contribuindo para a consolidação da atenção básica em todo o território brasileiro.
Biblioteca responsável: BR1.1