Your browser doesn't support javascript.
loading
[Loss to follow-up in patients treated for multidrug-resistant tuberculosis in EcuadorA Perda de seguimento de pacientes tratados para tuberculose multirresistente a medicamentos no Equador]. / Pérdida en el seguimiento de pacientes tratados por tuberculosis resistente a rifampicina o multidrogorresistente en Ecuador.
Tatés-Ortega, Nelly; Álvarez, Jorge; López, Lucelly; Mendoza-Ticona, Alberto; Alarcón-Arrascue, Edith.
Afiliação
  • Tatés-Ortega N; Estrategia Zonal de Prevención y Control de Tuberculosis Coordinación Zonal 9-Salud, Ministerio de Salud Pública del Ecuador Ecuador Estrategia Zonal de Prevención y Control de Tuberculosis. Coordinación Zonal 9-Salud. Ministerio de Salud Pública del Ecuador, Ecuador.
  • Álvarez J; Vigilancia Epidemiológica Zonal Coordinación Zonal 9-Salud, Ministerio de Salud Pública del Ecuador Ecuador Vigilancia Epidemiológica Zonal. Coordinación Zonal 9-Salud. Ministerio de Salud Pública del Ecuador, Ecuador.
  • López L; Universidad Pontificia Bolivariana Universidad Pontificia Bolivariana Medellín Colombia Universidad Pontificia Bolivariana, Medellín, Colombia.
  • Mendoza-Ticona A; Universidad Nacional de San Agustín Universidad Nacional de San Agustín Arequipa Perú Universidad Nacional de San Agustín, Arequipa, Perú.
  • Alarcón-Arrascue E; Organización Panamericana de la Salud Organización Panamericana de la Salud Washington D.C. Estados Unidos de América Organización Panamericana de la Salud, Washington D.C., Estados Unidos de América.
Rev Panam Salud Publica ; 43: e91, 2019.
Article em Es | MEDLINE | ID: mdl-31892925
RESUMO
OBJETIVO: Determinar o percentual de perda de seguimento de pacientes tratados para tuberculose resistente à rifampicina (TB-RR) ou tuberculose multirresistente a medicamentos (TB-MR) e os fatores associados à interrupção do tratamento no Equador. MÉTODOS: Estudo de coorte retrospectivo de casos de pacientes com TB-RR/TB-MR tratados em 2014 e 2015 com o esquema farmacológico de 18 a 24 meses de duração da Organização Mundial da Saúde (OMS) que foram notificados ao Ministério da Saúde do Equador. Foi determinado o percentual de perda de seguimento e foram comparadas as características clínicas e epidemiológicas dos casos de interrupção do tratamento por perda de seguimento e daqueles com alta por sucesso no tratamento. Uma análise da sobrevida com o modelo de regressão de Cox foi realizada para avaliar os fatores associados à perda de seguimento. RESULTADOS: De 328 casos registrados, 270 (82,3%) foram incluídos na análise por terem tido sua interrupção ou alta notificadas. Houve interrupção por perda de seguimento em 39,6% dos casos e alta por sucesso no tratamento em 50,4%. Os fatores de risco associados à perda de seguimento foram: história de perda de seguimento em tratamento anterior de TB, razão de riscos (hazard ratio, HR) 2,96 (1,53­5,73, P < 0,001); consumo excessivo de álcool ou drogas, HR 2,82 (1,10­7,23, P = 0,031); e diagnóstico de tuberculose pelo teste Xpert® (TB-RR), HR 1,53 (1,0­2,35, P = 0,048). A perda de seguimento ocorreu após nove meses de tratamento em 43% dos casos. CONCLUSÃO: O percentual de perda de seguimento de pacientes com TB-RR/TB-MR no Equador está acima da média da Região das Américas. Os três fatores identificados no estudo reforçam ser necessário implementar esquemas de tratamento mais curtos e prestar atenção centrada no paciente, segundo as recomendações da Estratégia pelo Fim da Tuberculose.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE País/Região como assunto: America do sul / Ecuador Idioma: Es Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article País de afiliação: Equador

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE País/Região como assunto: America do sul / Ecuador Idioma: Es Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Article País de afiliação: Equador