Your browser doesn't support javascript.
loading
Preoperative evaluation of prostate cancer by 68Ga-PMSA positron emission tomography/computed tomography: comparison with magnetic resonance imaging and with histopathological findings.
Stasiak, Camila Edith Stachera; Cardillo, Athos; de Almeida, Sergio Altino; Rodrigues, Rosana Souza; de Castro, Paulo Henrique Rosado; Parente, Daniella Braz.
Afiliação
  • Stasiak CES; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Cardillo A; Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • de Almeida SA; Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brazil.
  • Rodrigues RS; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • de Castro PHR; Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
  • Parente DB; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brazil.
Radiol Bras ; 56(4): 171-178, 2023.
Article em En | MEDLINE | ID: mdl-37829589
RESUMO
Objetivo: Avaliar a acurácia da tomografia por emissão de pósitrons/tomografia computadorizada com PSMA (PET-PMSA) pré-operatória para estadiamento do câncer de próstata e compará-la com a ressonância magnética (RM) utilizando o histopatológico cirúrgico como padrão ouro. Materiais e Métodos: Neste estudo retrospectivo foram analisados 65 pacientes com câncer de próstata. Resultados: A acurácia da PET-PSMA para a detecção tumoral foi de 95% e a da RM foi de 91%. Não houve diferença entre a PET-PSMA e a RM quanto à localização da lesão. A PET-PSMA apresentou baixa sensibilidade (14%) para detecção de extensão extraprostática em comparação ao histopatológico. Para detecção de invasão de vesícula seminal, a PET-PSMA apresentou sensibilidade de 57% e acurácia de 91% em comparação ao histopatológico. Houve correlação moderada entre o SUVmax e o PSA (p < 0,01; ρ = 0,368) e entre o SUVmax e o ISUP (p < 0,01; ρ = 0,513). Conclusão: A PET-PSMA é uma ferramenta promissora para detecção e avaliação do tumor primário, alterando o estadiamento e a conduta do paciente.
Palavras-chave

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Idioma: En Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil

Texto completo: 1 Base de dados: MEDLINE Idioma: En Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil