Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPS/OMS

Centro Latinoamericano de Perinatología, Salud de la Mujer y Reproductiva

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Ocorrência de seroma pós-mastectomia e o cuidado com o dreno aspirativo no domicílio / Occurrence of seroma post-mastectomy and care with aspiration drain in the household

Cruz, Lóris Aparecida Prado da; Prado, Maria Antonieta Spinoso; Ferreira, Simone Mara de Araújo; Panobianco, Marislei Sanches; Gozzo, Thais de Oliveira; Almeida, Ana Maria de.
Rev. enferm. UFPE on line ; 11(1): 179-187, jan.2017.
Artículo en Portugués | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1031859

Objetivos:

identificar a ocorrência de seroma e outras complicações em mulheres após a cirurgia para tratamento do câncer de mama e avaliar os cuidados dispensados com o dreno e a inserção cirúrgica no domicílio.

Método:

estudo descritivo, realizado em um hospital universitário do interior do Estado de São Paulo. Foram realizadas três avaliações, considerando a incisão cirúrgica e a presença do seroma, além de identificar como foi o cuidado com o dreno.

Resultados:

participaram 39 mulheres, de 25 a 81 anos, 59%mastectomias, 82,1% realizaram linfadenectomia axilar e 84,6% necessitaram de ajuda para cuidar do dreno. Entre cinco a dez dias pós-cirurgia ocorreram três casos de seroma e, após 30 dias, ocorreram outros dez que foram manejados com punções locais.

Conclusão:

a ocorrência de seroma e os cuidados durante a permanência do dreno merecem destaque no planejamento do cuidado de Enfermagem.
Biblioteca responsable: BR9.1