Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPS/OMS

Centro Latinoamericano de Perinatología, Salud de la Mujer y Reproductiva

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Vivenciando o exame papanicolau: entre o (não) querer e o fazer / Living the pap smear exam: between want (or not) and do it

Acosta, Daniele Ferreira; Dantas, Tiane da Silva; Cazeiro, Cristine Coelho; Acosta, Daiane Ferreira; Gomes, Vera Lúcia de Oliveira.
Rev. enferm. UFPE on line ; 11(8): 3031-3038, ago.2017.
Artículo en Portugués | BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1032201

Objetivo:

analisar a percepção de usuárias de uma unidade de Estratégia Saúde da Família sobre o exame preventivo do câncer de colo uterino.

Método:

estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com 22 mulheres acima de 18 anos que procuraram a unidade de saúde. Os dados foram analisados pela técnica de Análise do Discurso do Sujeito Coletivo

Resultados:

a percepção sobreo exame citopatológico é permeada pelo desconhecimento acerca de sua finalidade. Dessa forma, inúmeros são os motivos que as levam a realizá-lo, apresentando baixo foco na prevenção da doença. A vergonha, o medo de sentir dor durante a coleta do exame e o medo do diagnóstico acabam interferindo na sua adesão. Além disso, barreiras institucionais contribuem para o afastamento dos serviços de saúde.

Conclusão:

cabe aos enfermeiros, corresponsáveis pela saúde, atuarem sobre os entraves que afastam as mulheres da unidade, priorizando a dimensão humanística à técnica.
Biblioteca responsable: BR9.1