Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPS/OMS

Centro Latinoamericano de Perinatología, Salud de la Mujer y Reproductiva

Home > Búsqueda > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportación:

Exportar

Email
Adicionar mas contactos
| |

Rastreamento de câncer em mulheres deficientes: uma revisão integrativa / Cancer screening in women with disabilities: an integrative review

Boer, Renata; Gozzo, Thais de Oliveira.
Acta fisiátrica ; 26(3): 157-163, set. 2019.
Artículo en Portugués | LILACS | ID: biblio-1122787
Para tentar reduzir a morbidade e mortalidade por câncer, têm sido utilizadas estratégias de diagnóstico precoce e de rastreamento da doença. Para que as ações de rastreamento sejam eficazes, devem ser disponibilizadas a toda população. Entretanto não é essa a realidade de mulheres com deficiência.

Objetivo:

Identificar como tem sido realizado o rastreamento de câncer em mulheres com deficiência.

Método:

Foi realizada uma revisão integrativa da literatura com buscas realizadas nas bases de dados Pubmed, LILACS e Web of Science.

Resultados:

Foram incluídos 25 artigos, e pode-se observar que mulheres com deficiência apresentaram barreiras para o acesso aos serviços de saúde escolaridade, renda, nível de incapacidade, estado civil, estar inserido em sistema de saúde privado, idade, ter um cuidador, falta de adaptação dos serviços para pessoas com deficiência e falta de conhecimento dos profissionais e das próprias mulheres. Como consequência dessas barreias, as mulheres com deficiência apresentam menor probabilidade de realizarem os exames de rastreamento.

Conclusão:

As mulheres com deficiência são menos propensas a comporem os programas de rastreamento do câncer de mama e colo do útero, mesmo entre países desenvolvidos.
Biblioteca responsable: BR1531.9